top of page
SITE JM NOTÍCIAS 09-10-24 1100.jpg
Foto do escritorFrancis Júnior Jornalista

Cadastro Escolar 2025

Último prazo para garantir vagas nas creches e escolas públicas!

Em João Monlevade o prazo para inscrições de crianças com idades entre quatro meses e três anos nos centros municipais de educação infantil (CEMEIS) e de crianças de quatro e cinco anos de idade que ingressarão no 1º e 2º períodos em 2025 será encerrado nesta quinta-feira, dia 31 de outubro.

A inscrição pode ser feito online  no site da Prefeitura de João Monlevade pelo link https://joaomonlevade.ieducar.com.br/pre-matricula-digital/ ou nas respectivas unidades de educação infantil, na Secretaria Municipal de Educação e na Biblioteca Pública Municipal, no horário de 7 às 11 horas e de 13 às 17 horas mediante apresentação de documentos como certidão de nascimento da criança, carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e de rendimentos dos pais ou responsáveis legais pela criança.

Classificação de vagas

A classificação vai levar em conta o número de vagas em cada CEMEI, mas vale destacar também os critérios previstos no o Decreto Nº 140/2024. A prioridade começa por crianças com deficiência, criança filha de adolescente em cumprimento de medida socioeducativa, criança em acolhimento institucional, criança em comprovada situação de vulnerabilidade social com inscrição atualizada no CAD Único e  criança cujo responsável legal trabalhe fora do âmbito do lar.

Atenção que os alunos já matriculados nos CEMEIS, no ano letivo de 2024, já têm assegurada a renovação da matrícula.

Escolas estaduais até dia 1º

Nas escolas estaduais o alerta é para os pais, responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos que desejam ingressar na rede pública, no próximo ano, ou aqueles que precisam mudar de escola.

Esse prazo será encerrado na sexta-feira, dia 1º/11. O processo é feito pelo Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem) da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), pelo www.cadastroescolar.educacao.mg.gov.br.

Quem já estuda na rede estadual terá a matrícula renovada automaticamente, sem necessidade de inscrição.

Quem deve se inscrever

Deve se inscrever o estudante que pretende ingressar ou retornar à rede pública de ensino ou que deseja mudar de escola em 2025. Também podem se cadastrar os alunos matriculados em 2024 em escolas públicas que não oferecerão o nível de ensino ou série subsequente no próximo ano.

O Cadastro Escolar também é voltado aos estudantes interessados em ingressar no Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), em cursos da Educação Profissional em escolas da rede pública, ou na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Vale lembrar que, para o ingresso na EJA, a idade mínima é de 15 anos para o ensino fundamental e 18 anos para o ensino médio.

Para a inscrição no Sucem, é necessário informar dados como nome completo, data de nascimento, endereço, RG, CPF, e nome dos responsáveis. Aqueles que não têm acesso à internet podem se dirigir a uma escola estadual para realizar a inscrição presencialmente.

Cronograma

O resultado do Cadastro Escolar 2025 estará disponível a partir de 4/12 no site oficial. Já a confirmação da matrícula na rede estadual será feita presencialmente de 18 de dezembro de 2024 a 10 de janeiro de 2025 na escola designada.

Se o estudante for encaminhado para uma escola municipal, a família deve seguir o calendário de matrícula do município.

EMTI e Educação Profissional 

Estudantes interessados em ingressar no Ensino Médio em Tempo Integral também já podem se inscrever em uma das 786 escolas estaduais que oferecem essa modalidade. Dentre elas, 540 também oferecem 17 cursos técnicos integrados ao ensino médio. Uma novidade para 2025 é o programa Trilhas de Futuro nas Escolas que vai ampliar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), em parceria com o Senai. Serão oferecidas 9.600 vagas em 153 escolas de tempo integral de 37 municípios para alunos que ingressarem no 1º ano do EMTI.

Além disso, aproximadamente 600 escolas estaduais oferecem 38 cursos de educação profissional, com vagas destinadas a estudantes matriculados no ensino médio parcial e egressos. Entre as opções estão cursos como administração, agronegócio, logística e informática.

24 visualizações
  • Whatsapp
  • Instagram
bottom of page